Os tanques industriais se caracterizam como reservatórios instalados em empresas que permitem o bom desempenho de vários processos industriais. Entretanto, para que ele funcione de forma segura, é preciso que inspeções de integridade sejam realizadas.
A inspeção de tanques consiste em um procedimento técnico que tem por finalidade identificar falhas e descontinuidades existentes de materiais que comprometam a funcionalidade do equipamento e a segurança dos funcionários.
Dessa forma deve ser feita a fim de permitir o melhor armazenamento do produto neste e, principalmente, assegurar a saúde e a segurança do trabalhador que executa serviços no local. Além disso, ela deve ser realizada para:
- Observar o estado do equipamento;
- Identificar vazamentos;
- Prevenir contaminação ambiental;
- Impedir a deterioração do equipamento.
Normalmente empregados em setores da indústria para armazenar água e outros tipos de líquidos, como óleo e o petróleo, por exemplo, é fundamental que os tanques possuam propriedades que assegurem sua resistência à corrosão e a impactos.
Segundo a NR-13, quais tanques metálicos são enquadrados:
Tanques metálicos de superfície para armazenamento e estocagem de produtos
finais ou de matérias primas, não enterrados e com fundo apoiado sobre o solo,
com diâmetro externo maior do que 3 m (três metros), capacidade nominal maior do
que 20.000 L (vinte mil litros), e que contenham fluidos de classe A ou B, conforme
a alínea "a" do subitem 13.5.1.2 desta NR
A NDT Controle possui experiência no segmento de inspeções não destrutivas , contando com engenheiros especializados para agilizar todo o processo de forma segura e dentro dos padrões técnicos.
Solicite informações sobre Inspeção de Tanques Metálicos: